Educação da Paraíba anuncia instalação de 100 câmeras para coibir violência nas escolas

educacaoA Secretaria de Educação da Paraíba anunciou nesta quarta-feira (16/04) a instalação de 100 câmeras para coibir a violência nas escolas da rede estadual. 48 delas já estão funcionando nas instituições.

A secretária Márcia Lucena informou que convocou os diretores para que eles elaborem e apresentassem um plano pedagógico com foco no combate à violência, mas ela não falou sobre os prazos para que isso seja concluído.

“Eu não posso, no meu gabinete, elaborar um plano geral para combater crimes em todas as escolas, uma vez que as realidades são diferentes, a exemplo de uma escola que fica no Alto do Mateus e outra no Centro, em João Pessoa’, ressaltou. Ela disse ainda que já se reuniu com os gestores, representantes dos estudantes e a Polícia Militar para que fossem estudadas as estratégias e como seriam colocadas em prática.

Lucena negou que a Patrulha Escolar tenha deixado de fazer rondas e afirmou que houve uma ampliação desse serviço, com mais rondas nas escolas.

Vários casos de violência dentro de escolas estaduais foram registrados entre março e o início de abril na Paraíba. No Lyceu Paraibano, em João Pessoa, um vigilante foi assassinado por um rapaz que estaaria fardado, ,as as investigações ainda não concluíram se ele era aluno ou não da instituição.

Um adolescente de 15 anos foi esfaqueado por um colega na frente da Escola Estadual de Ensino Fundamental Governador Antônio Mariz, localizada no bairro dos Funcionários 2, na Zona Sul de João Pessoa.

Na segunda-feira (13), outro caso semelhante aconteceu na Escola Estadual Antenor Navarro, no Centro de Guarabira, Brejo paraibano, a 100 km de João, só que desta vez no interior da unidade escolar.

Os estudantes foram às ruas pedir para mais segurança e intensificação dos trabalhos da Patrulha Escolar.

Fonte: Focando a Noticia