Número do dia: 64 mil adolescentes entre 11 e 13 anos já foram vacinadas contra o HPV na Paraíba

vacina_hpv__A Secretaria de Saúde do Estado já conseguiu imunizar contra o vírus do HPV, 64.426 adolescentes, com idade entre 11 e 13 anos, desde o lançamento da campanha nacional de vacinação. Os números representam 65,18% da meta de vacinação no Estado, que é de vacinar 104.710 meninas nessa faixa etária.

A vacinação ocorre nas unidades de saúde e também nas escolas que tenham ensino fundamental. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% da população de meninas nesta faixa etária.

Lembrando que cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Neste ano, está sendo vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos. Os pais devem autorizar a vacinação, caso contrário é necessário assinar um termo de recusa, que será distribuído pela escola para ser devolvido à mesma.

Quanto às adolescentes que vivem fora da sala de aula, em situação de risco, nas comunidades carentes e até mesmo nas ruas. Os municípios da Paraíba estão entrando em contato com os serviços de assistência social para pensar numa forma de incluí-las na campanha.

Segundo dados do Ministério da Saúde, essa vacina previne infecções pelos tipos virais e, consequentemente, o câncer do colo de útero, reduzindo a carga da doença. É destinada exclusivamente à utilização preventiva e não tem efeito demonstrado ainda nas infecções pré-existentes ou na doença clínica estabelecida. Portanto, a vacina não tem uso terapêutico no tratamento do câncer do colo do útero e sim, exclusivamente, preventivo.

Fonte: Blog do Gordinho