Campina ganha instituição para tratamento de crianças autistas

A primeira instituição especializada em oferecer tratamento exclusivo para crianças autistas de Campina Grande foi inaugurada na terça-feira (22/07). O Instituto Brenda Pinheiro Amigos do Autista (AMA), instalado no bairro do Alto Branco, terá atendimento específico em fonaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, atividades psicomotoras, esportivas e de socialização e poderá receber até 52 usuários, sendo a metade das vagas destinadas a famílias carentes e o restante para atendimento particular.

Segundo a idealizadora e diretoria do instituto, Vânia Pinheiro, este é o primeiro passo da instituição que terá condições de crescer e oferecer outros serviços para as crianças que são diagnosticadas com autismo. Segundo ela, além dessas atividades especializadas oferecidas, também existe a possibilidade de criar um complexo esportivo para crianças autistas e também uma escola profissionalizante para formar os adolescentes e adultos que convivem com essa disfunção global do desenvolvimento.

“Este é um sonho que está se tornando realidade. Estamos concretizando a criação do instituto, mas depois precisamos pensar que essas crianças que serão atendidas crescem, e onde vamos colocá-las? Com a escola profissionalizante, por exemplo, nós podemos formar artistas, profissionais do mercado de serviços, e muitas coisas. Estamos tendo uma procura muito grande das famílias que têm crianças autistas, já cadastramos 30 usuários para as vagas gratuitas e vamos continuar analisando para fazer essa seleção. Claro que se tivermos mais apoio, poderemos ampliar o número de atendimentos para as famílias carentes”, explicou Vânia Pinheiro.

Para as vagas particulares do instituto, a diretora explicou que o tratamento será o mesmo oferecido para as crianças carentes, com a possibilidade da família pagar todas as terapias ou apenas aquelas que sejam indispensáveis para o tratamento da criança. “Se o tratamento for completo, com 20 horas semanais, o valor será de R$ 2.750,00 por mês. Agora, a família pode optar em pagar apenas as sessões que sejam indispensáveis, o que irá baratear”, acrescentou Vânia, apontando que cada usuário terá um profissional exclusivo para realizar o tratamento.

Mãe de uma menina autista de quatro anos que empresta seu nome ao instituto, Vânia Pinheiro sabe das dificuldades que uma família tem para encontrar tratamento especializado e de fácil acesso na Paraíba. Segundo ela, para manter a filha em contato com os especialistas ela precisava viajar constantemente até João Pessoa, o que a forçou a largar o emprego e se dedicar à atenção com a filha. Por isso ela espera poder ampliar o atendimento no local para mais crianças a partir do investimento do poder público para que outras famílias também tenham condições de ter acesso ao serviço.

“É uma vida de amor e dedicação. Eu larguei o emprego para cuidar da minha filha e sei que muitas mães também fazem isso.

Pensamos em oferecer cada vez mais vagas para os atendimentos se o poder público também aceitar essa causa e quiser estar junto conosco. Conheço muitas famílias que levam suas crianças para apenas uma sessão com um psicólogo no Capsinho, e isso é pouco. Essas crianças precisam de mais.

Queremos chamar a atenção de todos para oferecermos cada vez um atendimento melhor”, acrescentou Vânia Pinheiro.

Como fazer o cadastro
Para se cadastrar no Instituto Brenda Pinheiro Amigos do Autista (AMA) a família deve procurar a instituição portando a documentação pessoal da criança, além dos documentos dos pais, laudo médico e submeter a uma avaliação por parte dos especialistas que irão trabalhar no local. Ao todo devem compor o corpo de funcionários cerca de 30 profissionais envolvendo as áreas de tratamento oferecidas pela instituição. Após lançamento o local receberá os últimos ajustes para que os atendimentos comecem a ser realizados na primeira semana do mês de agosto.

Serviço
Instituto Brenda Pinheiro
Rua do Ó, 169, Alto Branco
Telefone: 9971-6577

Fonte: Givaldo Cavalcanti-Jornal da Paraiba