TRT decreta greve na Cagepa ilegal

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 13ª Região considerou abusiva a greve realizada pelos servidores da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), deflagrada há mais de 40 dias. O julgamento do processo ocorreu na tarde de ontem e, após a decisão do Tribunal pela ilegalidade da greve, a direção da empresa e o sindicato que representa a categoria agendaram uma nova rodada de negociação para a manhã de hoje, em João Pessoa.

Após o julgamento, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb), Wilton Maia, informou que a categoria vai recorrer da decisão. "O Tribunal considerou a greve abusiva alegando que nós descumprimos a lei de greve porque não lançamos edital nem fizemos assembleia para deliberar pela greve. Fomos convocados para uma reunião com a diretoria amanhã (hoje) e se não chegarmos a um acordo vamos recorrer e realizar, novamente, a assembleia com a categoria", declarou.

Já a direção da Cagepa não foi localizada pelo JORNAL DA PARAÍBA para falar sobre o assunto. O advogado Alisson Vitalino, que representa a empresa, informou apenas que vai aguardar a publicação do acórdão para que a companhia defina o que fazer de agora em diante, já que, uma vez a greve sendo considerada ilegal pelo TRT, a Cagepa tem liberdade para tomar, em conformidade com a lei de greve, as medidas que achar necessárias, a exemplo do desconto dos dias não trabalhados e a demissão de funcionários grevistas.

Em greve desde o dia 16 de junho, os servidores da Cagepa no interior da Paraíba reivindicam reajuste salarial de 15%, aumento de 27% do vale alimentação e melhores condições de trabalho, enquanto que a empresa ofereceu aumento de 6,5%, percentual aceito pelos servidores vinculados ao sindicato de João Pessoa, que não aderiram à greve.

Fonte: Déborah Souza-Jornal da Paraiba