Número de crianças na fila de adoção na Paraíba é menor que número de pessoas interessadas em adotar um filho

De acordo com o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o número de crianças e adolescentes habilitados para a adoção em todo o Brasil (5.491) é menor do que o número de casais ou pessoas interessados em adotar (31.688). 

A estatística poderia representar a solução para muitas destas crianças que buscam uma nova família e lar, não fosse um detalhe: a maioria delas não possui o perfil buscado por grande parte dos adotantes.

Ainda segundo o Cadastro Nacional de Adoção, o Estado da Paraíba é o 4º do Nordeste com pretendentes cadastrados e habilitados para adotar um filho(a). 

São 347 pessoas aptas, a maioria entre 41 e 50 anos – dado desproporcional ao número de crianças disponíveis para adoção no Estado: apenas 55.

Mesmo assim, 106 adoções foram realizadas no ano de 2013 e, 103, em 2011, conforme informações da 1ª Vara de Infância e Juventude da Capital.

Para o coordenador de Infância e Juventude do Poder Judiciário da Paraíba, juiz Adhailton Lacet, os candidatos à adoção tem preferência por crianças de 0 a 2 anos, idade que não corresponde à maioria das crianças acolhidas institucionalmente no Estado.

Fonte: PB Hoje