Feirão ‘Limpa Nome’ dá descontos a consumidores de todo país na renegociação de dívidas

A partir de 4 de novembro o Super Feirão Limpa Nome da Serasa vai oferecer condições personalizadas e descontos especiais a consumidores de todo o país que quiserem renegociar dívidas. Na edição deste ano o atendimento é presencial e online. Nas edições anteriores, os descontos chegaram a 95%. O feirão ocorre em um momento no qual foi registrado um aumento de inadimplência. Segundo a Serasa, de janeiro a setembro de 2014 a inadimplência fechou com elevação de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, cerca de 40% da população adulta do país, com mais de 18 anos, está inadimplente.

Segundo o superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro, este é um ótimo momento para o consumidor colocar a sua vida financeira em ordem e voltar a ter acesso a crédito: “A oportunidade de o consumidor negociar uma dívida frente a frente com a empresa aumenta as chances de um acordo mais satisfatório para ambas as partes. Cada empresa vai oferecer uma proposta individualizada, com o objetivo de facilitar a conversa e proporcionar um bom resultado ao final do acordo”.

Para participar, basta entrar no site http://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/ e preencher um cadastro. Após isso, o consumidor será levado a uma página onde são listadas todas as empresas do Limpa Nome Online com as quais ele possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa.

Ao escolher e clicar no nome da empresa, surgirá uma página apresentando as dívidas que o consumidor possui em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar possíveis descontos na dívida, com condições de pagamento diferenciadas – em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta feita pela própria empresa. Todas as propostas são apresentadas pelas empresas credoras de forma individualizada.

CONSUMIDOR DEVE SE PREPARAR ANTES
O consumidor deve se preparar antes de negociar, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada com a empresa (ou mais, se for o caso), escolhendo quais as condições e formas de pagamento melhor se encaixam no orçamento.

“Na hora da negociação, o consumidor deve ouvir a proposta e se não estiver de acordo, é importante fazer uma contraproposta, até que ambos cheguem a uma alternativa realista. O importante é que depois de renegociada, a dívida caiba no bolso do cidadão”, aconselha Leandro.

Fonte: O Globo