Estudantes da rede estadual podem se inscrever em processo seletivo do Curso Técnico em Agronegócio

Alunos da rede estadual de ensino podem se inscrever no processo seletivo para o Curso Técnico em Agronegócio oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional da Paraíba (Senar Paraíba). As inscrições estão abertas até o dia 10 de dezembro e podem ser realizadas pelo site (www.senar.org.br/etec).

A divulgação do curso foi definida em uma reunião entre o secretário executivo de Estado da Educação, Flávio Romero, e o superintendente do Senar Paraíba, Sérgio Ricardo Gouveia Martins. Também participou da reunião a coordenadora da rede e-Tec, Poliana Queiroz. “A proposta do Governo do Estado é prioritariamente expandir o ensino técnico, sem deixar de lado as possibilidades de parcerias. Posteriormente, faremos novas reuniões onde discutiremos os arranjos produtivos locais e o que seria interessante no ensino técnico para a região metropolitana de João Pessoa, para a região do alto sertão, entre outras, sempre com o objetivo de abrir as possibilidades de discussão, com foco na determinação do governador Ricardo Coutinho, que é a expansão do ensino médio na modalidade técnico”, explicou Flávio Romero.

O curso Técnico em Agronegócio do Senar será oferecido de maneira subsequente, admitindo, neste caso, o ingresso apenas de egressos do ensino médio, prioritariamente residentes na zona rural, beneficiários de programas de transferência de renda do governo federal e que tenham concluído do ensino médio na rede pública.

Para matrícula, o candidato aprovado deve apresentar os seguintes documentos: Certidão de nascimento ou de casamento (original e cópia); Cédula de identidade (original e cópia) e CPF; Documento que comprove a escolaridade mínima exigida ou certificado de conclusão do ensino médio e respectivo histórico escolar (original e cópia); Documento de regularidade com o serviço militar para os candidatos do sexo masculino, com idade entre 18 e 45 anos (original e cópia);
Comprovante de votação no último pleito eleitoral para maiores de 18 anos (original e cópia); Comprovante de residência (cópia).

O Curso Técnico em Agronegócio tem duração de quatro semestres (dois anos), na modalidade à distância, com carga horária de 1.230 horas sendo 20% destinada a encontros presenciais. O curso é totalmente gratuito e ideal para jovens e adultos que vivem e trabalham no campo. As matrículas serão realizadas de 19 de janeiro a 5 de fevereiro de 2015. As aulas terão início no dia 23 de fevereiro.

Senar – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural leva qualificação profissional e ações de promoção social há mais de 20 anos para pessoas que vivem e trabalham no meio rural. Nesse período, atendeu mais de 60 milhões de pessoas em todo o Brasil. Além das atividades educacionais práticas em campo, o Senar conta com o Portal EaD Senar, que apoia a expansão do acesso ao conhecimento para quem reside em municípios de base agropecuária e localidades rurais mais afastadas. Agora, o Senar aderiu ao programa Rede e-Tec Brasil para intensificar ainda mais suas ações, aumentando a oferta de oportunidades de estudos para as pessoas do campo.

Fonte: Secom-PB