Paraíba terá 28 projetos de energia para leilão

A Paraíba terá 28 projetos habilitados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para o Leilão A-5 de energia de três fontes distintas, que será realizado no dia 28 deste mês. No total, serão incluídos 821 projetos habilitados que somam 29.242 MW (megawatts) e abrangem as fontes de energia eólica, solar, hidrelétrica, biomassa, gás natural e carvão.

Do total de projetos do Estado, 14 fotovoltaica (393 MW), onze são da fonte eólica (328 MW), duas térmicas de carvão (700 MW) e uma térmica a gás natural (611 MW).

A região Nordeste lidera em números projetos habilitados para o leilão. Dos 821 que serão leiloados no país, a grande maioria 641 (78% do total) são de oito Estados do Nordeste.

A Bahia lidera com 317 projetos para o leilão, em segundo lugar vem o Rio Grande do Norte com 105 projetos e o Ceará aparece em terceiro com 95 projetos. A Paraíba aparece apenas na 6ª posição da Região.

O diretor técnico de comércio da Companhia de Gás Paraibana (PBGás), Germano Sampaio de Lucena, afirmou que este leilão será bastante concorrido porque há muitos participantes e o número de megawatts não é tão alto. Segundo ele, a empresa que vencer o leilão da fonte térmica a gás natural terá grande destaque no Estado porque estão sendo disponibilizados mais de 600 MW nesta fonte energética. “É quase o que toda a Paraíba consome”, destacou.

Segundo Germano, em caso de sucesso no leilão nesta fonte, a PBGás faria a distribuição do gás.

“Se a Paraíba tiver um bom resultado neste leilão, isso seria muito importante porque incrementaria o potencial energético do Estado”, afirmou.

O volume de energia leiloado servirá para abastecer o mercado a partir de 2019. Mais uma vez, as usinas eólicas reúnem o maior número de projetos com 577 habilitados, somando uma oferta de energia de 14.155 MW. A energia fotovoltaica, cujo leilão em outubro já garantiu a contratação de 31 projetos (889,6 MW) , teve 179 projetos habilitados para o A-5, com oferta total de 4.872 MW.

Quatro hidrelétricas foram habilitadas, contabilizando 418 MW, sendo duas no Paraná (Apertados e Ercilândia, no rio Piquiri), uma no Rio de Janeiro (Itaocara I, rio Paraíba do Sul) e uma no Tocantins (Perdida 2 , no rio Perdida). Entre as quatro habilitadas, Ercilândia e Apertados são as únicas que ainda não possuem licenciamento ambiental.

Como participar
Para participar do leilão, os empreendedores deverão apresentar a documentação pendente até segunda-feira, conforme estabelecido na portaria do Ministério de Minas e Energia para este leilão.

Atlas
Na região Nordeste, o número de projetos eólicos apresentados pela Paraíba (11) neste leilão só ganha de Pernambuco (5). Na Bahia (209), Ceará (93), Maranhão (20), Piauí (33) e o Rio Grande do Norte (99), o número de projetos eólicos está em expansão. O Atlas Eólico da Paraíba, previsto para ser concluído em 2012, ainda está no processo final, mas ainda não tem data para ser publicado. Ele poderia contribuir para atração de novos investidores no Estado.

A afirmação é do professor de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Maurício Beltrão, que coordena o projeto do Atlas há quatro anos. O estudo foi financiado pela Eletrobras e a Chesf.

“Estamos enviando os relatórios finais, e o trabalho está encerrado, mas não arrisco uma data para a publicação”, revelou Beltrão. “Acredito que, em um leilão como este, o Atlas seria um cartão de visitas, mas para um investimento deste porte a empresa iria se ater a outros fatores”.

Fonte: Jornal da Paraíba