Começa nova etapa de operação para apurar irregularidades do PAC 2 na Paraíba

Começa nova etapa de operação para apurar irregularidades do PAC 2 na PBAcontece a partir desta terça-feira (03/03) a segunda fase das diligências da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA-PB) para apurar as denúncias sobre o mau uso das máquinas doadas pelo Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A operação será realizada nos municípios de Pedra Branca, São Sebastião do Umbuzeiro, Guarabira e Riachão do Bacamarte.

A primeira etapa da ação ocorreu no dia 10 de fevereironas cidades de Santo André, Areial, Barra de Santa Rosa e Sobrado. Segundo o Delegado da DFDA-PB, Gonzaga Júnior, a iniciativa é fundamental para assegurar o controle dos equipamentos. “Uma vez que, nosso compromisso é assegurar que tais equipamentos sejam utilizados para o desenvolvimento da agricultura familiar e das comunidades tradicionais”, explicou.

O projeto, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), trouxe a 219 municípios do Estado com até 50 mil habitantes uma retroescavadeira, uma motoniveladora, um caminhão caçamba, uma pá carregadeira e um caminhão-pipa. Os investimentos foram de cerca de R$ 1,5 milhão.

As máquinas doadas visavam a beneficiar municípios que convivem com a seca, melhorar a infraestrutura e recuperar as estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens na zona rural. Porém, segundo denúncias, estavam sendo utilizadas de forma irregular como em execução de serviços de limpeza urbana, em prestação de serviços e até em usos festivos. 

Fonte: Jornal da Paraiba