Paraíba registra fechamento de 5,6 mil postos de trabalho, revela Caged

Resultado de imagem para carteira de trabalhoA Paraíba perdeu 5.691 empregos com carteira assinada em março de 2015 em relação ao mês anterior, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (23/04) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A queda foi de 1,35%, ainda de acordo com o estudo. Considerando os dados desde março de 2003, o resultado deste ano na Paraíba é o pior de toda a série histórica para o mês.

Segundo relatório divulgado pelo MTE, o fechamento dos postos de trabalho tem motivo sazonal relacionado à atividade sucroalcooleira. Os setores da economia que registraram o maior número de demissões foram a agropecuária (2,7 mil) e indústria da transformação (2,2 mil).

Na série ajustada, que inclui as informações declaradas fora do prazo, nos três primeiros meses deste ano, houve uam redução de 7.525 postos. No entanto, no acumulado dos últimos 12 meses, verificou-se a creiação de 9.280 postos de trabalho.

Os setores de atividade que mais contribuíram para este resultado foram Comércio (perdeu 533 postos de trabalho) e Serviços (menos 207 postos). Só tiveram saldos positivos os setores de Indústria de Transformação, que ganhou 124 vagas de trabalho, e Adminsitração Pública, com um posto a mais que no ano anterior.

Em março de 2014, o saldo de empregos também foi negativo. Na época, o estado perdeu 3.694 vagas.

No acumulado dos últimos doze meses, o montante de empregos gerados atingiu 13.954 postos de trabalho, correspondendo a um aumento de 3,41%.

Fonte: G1PB