Paraíba tem 104 casos notificados de bebês com microcefalia em 32 cidades

A Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba divulgou na manhã desta terça-feira (24) um novo boletim de casos de bebês com microcefalia no estado. De acordo com os dados divulgados hoje, 104 casos foram notificados.

Os casos foram registrados em 32 cidades paraibanas, sendo que João Pessoa é a que concentra mais notificações, com 50 no total. Os dados divulgados correspondem ao período que vai de 1º de agosto até a última sexta-feira (20).

Destes casos notificados, dois pacientes tiveram o Zika vírus encontrado no líquido amniótico, que é o fluido que envolve o embrião dentro da barriga da mãe. Estes casos, portanto, têm o Zika vírus como causa para a microcefalia detectada.

Como parâmetro para a detecção da microcefalia está sendo adotado o perímetro cefálico menos do que 33 cm, de acordo com orientação do Ministério da Saúde.

No estado, existem cinco pontos que são centros de referência para o atendimento aos casos notificados de microcefalia, que são a Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, o Instituto de Saúde Elpidio de Almeida (ISEA), em Campina Grande e a Maternidade Cândida Vargas, a Maternidade Frei Damião e o Hospital Universitário Lauro Wanderley, estes últimos em João Pessoa.

Fonte: ClickPB